segunda-feira, janeiro 09, 2006

Milão

Todos os continentes reunidos e unidos com um destino: a paz entre as nações. Como é isto possível? Milhares de jovens deixam tudo para trás e decidem passar o ano em oração. Deixam as discotecas, os amigos, a família, o champanhe e as passas… e decidem ir ao encontro.
Ao encontro do mundo, numa cidade europeia, ondas as culturas, religiões, raças, cor e língua se unem para celebrar a vida, orar pela paz e entregar-se mutuamente ao desconhecido.
Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro da paz… como são belos os olhares sobre o mundo dos mensageiros da paz… como são belos os sorrisos que trocamos entre nós para espalharmos a paz. Foi isto que ocorreu em Milão nos últimos dias do ano passado e durante a passagem para este novo ano.
Partimos ao encontro do desconhecido que nos abre uma porta e nos deixa entrar, nos oferece uma cama e uma bebida quente, nos abraça e acolhe e nos envia com um acenar de mão dizendo até sempre, até nunca mais.
Durante esses dias, milhares de jovens, sem nunca se terem visto, cruzam-se para partilhar o pão, para rezar, para sorrir, rir, abraçar… soltar a força de Deus que paira nas nossas vidas e habita nos nossos corações. Foram ao encontro e desencontraram-se, estenderam a mão e antes que pudessem dizer “olá” eram acolhidos, tentaram trocar palavras na língua daqueles que os acolhiam e um sorriso tornou-se poliglota.
Mas principalmente quiseram fazer uma manifestação pelas ruas, transportes, famílias e paróquias hasteando a bandeira da paz e da união entre todos os povos. Quiseram dizer que a paz é possível e que basta um pequeno passo de cada Homem e Mulher na Humanidade para que isso seja real e perpétuo.
A paz, o amor, a comunhão, o encontro com os mais desfavorecidos e o encontro connosco próprios é possível, e mais uma vez o provou a comunidade de Taizé.
Tornar a casa, é tornar vivo e actual no nosso dia-a-dia esta mensagem: que cada momento de vivemos não voltará mais, mas irá valer uma eternidade.

1 comentário:

DPJG disse...

Bemvindo ao nosso Concurso Registr@te... Bons posts!