terça-feira, dezembro 26, 2006

Feliz Natal!!??
O percurso de um ano tende a ter como meta a festa do Natal. Algumas semanas antes os caminhos de cada um cruzam-se numa incomensurabilidade de encontros com os mais diversos estabelecimentos que apelam a um consumo desmensurado e muitas vezes utopicamente inatingivel. E toda a gente augura para toda a gente: "Feliz Natal". Nestas alturas meio mundo cumprimenta meio mundo e durante o resto do ano ninguém se apercebe que o outro existe.
Mas será que temos consciência do que desejamos? O que é o Natal? Realmente debrucemo-nos em meditação e façamos uma reflexão sobre no que realmente se pretende que seja esta festa, precisamente nesta altura do ano.
Os pagãos apercebiam-se que o astro rei do Universo ia decaindo, dando a tender que acabaria por morrer. Mas não! Eis que por esta altura o Sol voltava a iniciar um crescimento iluminador no solstício de Dezembro. Era motivo mais do que suficiente para se fazer uma grande festa ao Sol nascente.
Mas a seu tempo, a intervenção divina manifesta-se e emprega sentido à festa do Sol nascente. Deus torna-se menino, por meio de Jesus Cristo, nasce nas mais humildes condições e, aí sim, o verdadeiro Sol da Humanidade, o Sol Nascente, o Sol Divino, aparece e manifesta-se ao Mundo. Deus quer que o Homem sinta que tudo foi criado para este e que os bens da Terra são para partilhar com todos, de igual para igual. Ao menino Jesus são oferecidos os bens da terra, os bens da sobrevivência, mas também os bens que relaçam a divindidade e a grandeza espiritual deste menino, que se torna homem, que apresenta ao Mundo a sua verdadeira grandeza ao se deixar morrer numa cruz em prol de toda a humanidade. O verdadeiro cordeiro que é imolado e no Domingo de Páscoa quebra as cadeias da morte e dá vida à vida.
Por isto é que o Natal deve ser lembrado todos os dias. Porque só com a Páscoa do Senhor é que faz sentido celebrar o seu nascimento. So acreditando na sua ressurreição é que podemos acreditar que o Sol Divino se manifesta aos Homens de boa vontade.
Com esta certeza podemos desejar um Santo e Feliz Natal. Que o menino Jesus, o Filho de Deus humanado, o Messias esperado, o Sol nascente, germine todos os dias no coração de todos os Homens e Mulheres, ensinando-os o sentido verdadeiro da partilha, do amor, da paz, do encontro real com o outro que passa por nós todos os dias e não mais quer do que um simples: "Bom Dia e um Santo e Feliz Natal". Se assim vivermos, então é Natal todos os dias.

Sem comentários: